Promissor e contraditório: entenda o atual cenário do mercado de TI
30/04/2022 22:27 em Tecnologia

Um dos melhores cenários no atual momento do mercado de trabalho é na área da Tecnologia da Informação (TI). Com um leque abrangente de funções, os profissionais estão sendo tão assediados pelas empresas que estão em um patamar bem diferente em relação às demais profissões.

De acordo com pesquisa da FEEx – FIA Employee Experience, os colaboradores do segmento recebem 84% mais convites para participar de processo seletivo em outra organização. Ou seja, estão sempre sendo almejados, o que influencia na valorização. 

O que influencia na mudança de empregos 

A pesquisa revela que os principais motivos de entrada dos profissionais de TI nas empresas são identificação com a proposta de atividades do cargo (+73% acima da média do mercado), oportunidades de aprendizado (+56% acima da média do mercado) e alinhamento com os valores da empresa (+44% acima da média do mercado).

Ainda quando o assunto é motivação, o estudo aponta que os motivos de permanência na empresa são, principalmente, por três fatores: oportunidades de aprendizado, flexibilidade no trabalho e crescimento profissional. 

 

Neste quesito, o que mais chama a atenção é a porcentagem quando se leva em consideração outros segmentos profissionais. São 48%, 33% e 12% acima da média do mercado, respectivamente.

Neste quesito, o que mais chama a atenção é a porcentagem quando se leva em consideração outros segmentos profissionais. São 48%, 33% e 12% acima da média do mercado, respectivamente.

Remunerações atrativas 

Outro ponto que faz diferença no setor de TI é a alta remuneração. Ela existe justamente por conta da falta de profissionais qualificados. 

Somente no Brasil, a previsão é da abertura de pelo menos 400 mil vagas até 2024, mas faltam pessoas que estejam preparadas para assumir tais funções, principalmente em front-end, back-end, desenvolvimento de software, gestão de TI, desenvolvimento de aplicativos, engenharia de software, entre outras. 

COMENTÁRIOS