Micro, Pequenas e Médias Empresas alavancam desenvolvimento econômico de Jundiaí
03/03/2024 11:52 em Novidades

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem sido cada vez mais frequentes no cenário local. Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de Gestão – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s.

“Jundiaí avança porque há sinergia entre as escolhas da administração pública e a capacidade das pessoas em promover os melhores atributos para a cidade. A criação de um ambiente favorável aos negócios e o estímulo ao empreendedorismo fomentam a geração de emprego e renda e, consequentemente, colaboram com o desenvolvimento do Município”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí se desenvolve a partir do investimento no protagonismo das pessoas

O levantamento foi feito pelo Departamento de Receita Tributária, que está vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Atualmente, Jundiaí conta com 47.907 empresas, considerando as categorias Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e para Empresa de Pequeno Porte (EPP) – a conta exclui autônomos e ambulantes.

“A cidade se desenvolve a partir do investimento no protagonismo das pessoas. Criar condições favoráveis para que o cidadão possa empreender é fundamental para o desenvolvimento local. Por isso buscamos desburocratizar, reduzir taxas e agilizar a abertura de novos negócios na cidade. Dessa forma, o dinheiro circula dentro do Município e gera mais recursos para que a Prefeitura possa investir em mais serviços públicos qualificados para todos”, ressalta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Mais números
O segmento com maior crescimento registrado é o de serviços. Em 2017, haviam 12.074 estabelecimentos ativos. Em 2023, há 37.399 – que representa um aumento de 209,7%. O Comércio também teve um crescimento relevante no mesmo período. Em 2017, eram 5.251 e, em 2023, são 10.246 – aumento de 95,1%. 

Mariana ressaltou o apoio da Prefeitura de Jundiaí no momento da abertura da própria empresa

Mariana Gonçalves Pavan de Toledo, de 32 anos, iniciou o próprio negócio em 2023, ao abrir uma empresa especializada na venda e distribuição de insumos corporativos, como produtos de limpeza, descartáveis, alimentícios, entre outros. “A ideia surgiu através dos vários tipos de mercado que podemos atender, sendo eles: condomínios, hotéis, lojas, restaurantes, oficinas e demais estabelecimentos”, disse. Segundo a comerciante, Jundiaí está em uma crescente muito positiva, com novos negócios e oportunidades. “Não podemos deixar de ressaltar também, do quanto foi importante o apoio da Prefeitura de Jundiai no momento da abertura da empresa, esclarecendo dúvidas e dando todo o suporte necessário”, completa Mariana.

Jundiaí Empreendedora
O Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping, conta com diversos serviços voltados aos empreendedores e para a geração de emprego e renda, como consultorias, banco de vagas de empregos das empresas da cidade. Aos MEIs, há orientação empresarial; abertura, formalização e regularização; alteração de cadastro; orientação e realização da Declaração Anual de Rendimentos; orientação sobre parcelamento de débitos; realização de baixa cadastral, etc.

Os empreendedores ainda têm a oportunidade de expor os seus produtos na FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços). Em 2024 acontecerá mais duas edições da feira. A quinta edição da FENS será nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril. Já a sexta edição acontecerá nos dias 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1 de setembro, no parque Comendador Antônio Carbonari.

Assessoria de Imprensa

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!